A democracia no papel e o papel da democracia na escola
02/06/2022
A nossa Constituição, no seu artigo 206, estabelece a gestão democrática como um dos princípios que nortearão o ensino no Brasil. Esse princípio aparece novamente na LDB, explicitado pela participação dos professores e comunidade nas decisões administrativas e pedagógicas e na progressiva autonomia das escolas. A palavra democracia (democrático/democrática) aparece 18 vezes no Plano Nacional de Educação. Na BNCC, democracia e outras versões da palavra aparecem 58 vezes. Entende-se então que nós temos a democracia no papel.
Mas qual seria o papel da democracia no dia-a-dia das escolas? Como a democracia pode ajudar na busca pela tão sonhada escola pública de qualidade? O que faz com que uma escola possa ser considerada democrática ou o que faz com que uma gestão possa ser considerada democrática? A democracia é mais um conteúdo programático que devemos incluir no currículo?
Todo este tempo, desde que a nossa constituição foi promulgada em 1988, imaginamos um horizonte onde a gestão da escola pública seja realmente democrática. A democracia na escola é a nossa utopia e fica lá bem longe, colocada junto com os sonhos de valorização profissional dos profissionais da educação, de inclusão, de diversidade e de equidade.
Penso que estamos equivocados na forma como olhamos para esta questão. A democracia não é o horizonte, a democracia precisa ser o caminho. O horizonte é uma utopia que nos faz caminhar, nos conta Eduardo Galeano. “Me aproximo dois passos, e ela se afasta dois passos”. O caminho é o que fazemos todos os dias a fim de chegar. Repito: a democracia precisa ser o caminho.
Precisamos ter em mente o que queremos para a escola pública. Uma escola pública de qualidade, inclusiva, diversa e com equidade. Para isso, todos os dias precisamos trilhar o caminho da democracia. Hoje sabemos que este caminho não está trilhado, pois nós só temos democracia no papel, não nos atos cotidianos. A democracia não permeia ainda as relações escolares, sejam elas administrativas, pedagógicas e financeiras. No papel, a democracia é como um mapa para lugar nenhum.
A escola é feita todos os dias, constituída nas ações de todos os sujeitos que atuam no espaço escolar. Independente da sua posição na hierarquia, as experiências de cada um agem para formar esse todo que é a unidade escolar. A escola é um lugar de movimento, de interação, de caminhar. O ano escolar começa e termina e somos impulsionados para frente, mesmo se ficarmos parados. Por isso o caminho que trilhamos é tão importante.
Já existem no Brasil diversas experiências democráticas de sucesso em muitas escolas e redes de ensino. Precisamos agora trazer a democracia para o debate como prioridade na agenda política que busca a melhora do ensino público e tratar essas escolas como regra, não exceção. Nós já temos o mapa, agora só precisamos começar a caminhada, que deverá ser constituída tanto no macro (políticas públicas) como no micro (ações nas salas de aula).
A luta do professor, da professora e de todas as pessoas que militam ou tentam militar pela educação pública deve ser colocar o tema da gestão democrática na agenda da educação brasileira: em pesquisas acadêmicas, em congressos, em seminários e na pauta de novas políticas públicas. Na outra ponta, dentro das salas de aula, a democracia pode florescer independentemente dos decretos governamentais. Quando os professores e os gestores abrirem espaço para escutar ativamente o que dizem os estudantes e suas famílias e planejarem conjuntamente ações para transformar suas realidades, as mudanças acontecerão.
O primeiro passo seria abrir espaços seguros de participação, como as assembleias, que acontecem com frequência no mínimo mensal. Depois, criar mecanismos, como comissões ou grupos de trabalho, que garantam que as decisões das assembleias sejam implementadas na escola. Em seguida, fazer a avaliação das ações nas pŕoprias assembleias. Este é um formato circular de reflexão - ação que funciona em qualquer contexto.
Tendo a democracia como base para forjamos nossa estrada, poderemos garantir que nossa caminhada seja impulsionada e mediada pelos valores democráticos: liberdade, fraternidade,igualdade, pluralismo de ideias, participação, diálogo, respeito. Sem ingenuidade, precisamos tirar a democracia do papel e perceber o papel que tem a democracia na melhoria da educação pública no país.
Achou esse conteúdo útil?
Confira outras materiais e publicações
Dicas para uma volta às aulas mais acolhedora para professores
Valorização DocenteConfira as dicas compartilhadas pela professora Ana Élen, do núcleo de Brasília (DF)
Saiba maisDO BRASIL PARA O MUNDO: CONHEÇA AS PROFESSORAS DA REDE QUE REPRESENTAM AS ESCOLAS FINALISTAS DO PRÊMIO “MELHORES ESCOLAS
Premiações.
Saiba maisComo falar de violência em sala de aula
Projetos pedagógicosSaiba como a professora Eveline tratou sobre o tema na escola onde trabalha
Saiba maisA história de uma professora escrita por ela mesma
Espaço Rede AutoralJoice Lamb, membra da Rede Conectando, lança livro sobre memórias da sua carreira como educadora
Saiba maisEspaço Rede Autoral Conectando Saberes
Espaço Rede AutoralLeia a crônica escrita pela professora Cristiane Dias, membro da Conectando Saberes no núcleo de Criciúma, em Santa Catarina.
Saiba maisSaúde Vocal: 5 técnicas para cuidar da sua voz
Saúde e AutocuidadoConheça 5 técnicas para cuidar da sua voz
Saiba maisPrecisamos falar sobre saúde mental na escola
Saúde e AutocuidadoApós a pandemia e o isolamento social assunto deve receber mais atenção das escolas
Saiba maisNúcleos se mobilizam para realizar Prêmio Conectando Boas Práticas localmente
CBPMagé (RJ) e Castro (PR) foram algumas da cidades que realizaram o evento
Saiba maisConheça os vencedores do Conectando Boas Práticas
CBPSaiba mais sobre os projetos que foram premiados
Saiba maisConectando Boas Práticas premia projetos na temática de Participação Familiar
CBPConheça o projeto do professor e diretor Felipe, de Marilândia (ES), um dos vencedores da premiação
Saiba maisConectando Boas Práticas 2021: Fique por dentro dos resultados.
CBPOs resultados serão divulgados a partir do dia 01/03, então fiquem ligados nas redes sociais da Conectando Saberes e no boletim mensal para não perder nada!
Saiba maisMEC e CAEd monitoram a implementação da BNCC
Educação PúblicaInforme-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio.
Saiba maisDepois de 14 anos, Governo Federal assina aumento do piso salarial para professores
Educação PúblicaPROFESSORA JULIANA REIS (MG) COMENTA A PORTARIA E SEUS IMPACTOS
Saiba maisNovo Ensino Médio: quais são os seus desafios?
Educação PúblicaInforme-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio
Saiba maisO Retorno da Alfabetização necessita de acolhimento
Educação PúblicaCerca de 76% dos alunos precisam de reforço em alfabetização, segundo o DataFolha. Mas o que realmente os estudantes precisam com o retorno às aulas presenciais é o acolhimento e a Professora Joice conta mais sobre isso.
Saiba maisConectando Saberes e Todos pela Educação promovem debates com professores no centro
Educação PúblicaDesde dezembro de 2021, a Conectando Saberes apoia a Todos pela Educação na realização do Educação Já, uma série de encontros que debatem políticas públicas educacionais com professores, gestores e secretários.
Saiba maisEnsino Domiciliar em pauta
Educação PúblicaA Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?
Saiba maisProjetos de Professoras da Rede CS buscam a valorização da mulher na sociedade
DiversidadeConheça o projeto de duas professoras da rede CS que colocam as mulheres como protagonistas de grandes histórias.
Saiba mais(Não) Valorização do Profissional Docente
Valorização DocenteCONECTANDO SABERES BUSCA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS E PESQUISAS
Saiba maisPROFESSORA CLECIANE SANTOS DISCURSA NO EVENTO “EDUCAÇÃO JÁ”
Valorização DocenteCleciane Santos Alves, de Sergipe, usou o espaço para falar sobre a importância do coletivo quando pensamos em educação
Saiba maisA importância da união da família e da escola
Participação FamiliarSaiba mais sobre a formação que os membros da CS tiveram em março sobre o tema
Saiba maisNo Brasil, quase 10 mil de escolas não têm acesso à água potável, segundo o MEC
Condições de TrabalhoEntenda como isso afeta a rotina de alunos, professores e gestores escolares.
Saiba maisCriando ambientes acolhedores
Cidadania e EducaçãoConfira com promover criatividade e segurança dentro do ambiente escolar
Saiba maisJá pensou em falar de educação política em sala de aula?
Cidadania e EducaçãoPrazo máximo para tirar o primeiro título de eleitor é até 4/05
Saiba maisAntirracismo em sala de aula
Cidadania e EducaçãoConheça o projeto de dois professores da Rede sobre o tema
Saiba maisA mobilização das escolas finalistas do "Melhores Escolas do Mundo"
Premiações.
Saiba maisESCOLAS REPRESENTADAS POR PROFESSORAS DA REDE CONECTANDO SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO "MELHORES ESCOLAS DO MUNDO"
Premiações.
Saiba mais