Projetos de Professoras da Rede CS buscam a valorização da mulher na sociedade
10/03/2022
Você já pensou em descobrir as histórias de mulheres pioneiras da sua comunidade? A primeira coronel do corpo de bombeiros, da polícia militar, a primeira juíza e desembargadora? Bom, a professora de história Rutemara e seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio pensaram e criaram o “Histórias das Mulheres em Roraima”, para valorizar o papel da mulher na sociedade e no estado nortista.
O projeto surgiu em 2018 e foi finalizado em 2019 com mais de 50 mulheres roraimenses pioneiras e de destaque em diversas áreas, desde a segurança pública até a saúde. Como é docente do Ensino Superior, a professora Rutemara trouxe um pouco da sua experiência de metodologia de pesquisa para que os alunos pudessem construir o material. A motivação veio quando a educadora não encontrou nenhum material na internet ou em bibliotecas sobre os nomes de mulheres importantes do seu estado. “Pensei ‘Nossa! Precisamos construir um material que sirva também para outros professores e alunos’. Então, levei essa proposta para os alunos do ensino médio, do terceiro ano, e eles gostaram muito”.
Além do levantamento de nomes e a realização das entrevistas, o grupo procurou entender como a mulher é tratada ao longo da história, qual era seu papel em diversas épocas históricas, tudo isso para compreender como escrever sobre o gênero. “Lançamos o projeto em um evento no dia 8 de março de 2019, com as entrevistas e temos quatro sites e quatro mini documentários com esses relatos”.
Tratar sobre gênero e poder ver de perto a luta diária que as mulheres, por meio do projeto, mudou a visão dos alunos e das alunas sobre o assunto. “As meninas conseguiram a maior força, inclusive para elas mesmas de lutarem por uma profissão, por um um uma educação de qualidade na universidade. Os meninos passaram a entender como é construída a vida da mulher, as trajetórias, a identidade que ela possui. O projeto atingiu assim mais do que foi o objetivo.” E a professora ainda reforça: “Esse trabalho mostrou isso, através das mulheres do estado de Roraima, a força que nós temos pra lutar”.
Descendo um pouco mais o mapa do Brasil, também temos mais um projeto que valoriza a mulher e o gênero, é o caso do Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), da professora Gina Vieira, de Brasília (DF), coordenadora do Núcleo da capital brasileira. A ideia de criá-lo surgiu após um episódio de depressão vivido pela professora e que causou o clique para a resignificação da sua prática pedagógica.
Assim, ela começou a ficar mais atenta aos interesses dos alunos e com as redes sociais ela conheceu quais referenciais femininos que eram colocados em destaque. "O que é apresentado como modelo para elas se inspirarem são, frequentemente, mulheres hiper sexualizadas, objetificadas, que são validadas pelo quanto se aproximam ou se distanciam de um determinado padrão estético e de uma determinada performance, definidos pelos homens", diz a educadora. Por isso, o PMI trabalha para que as meninas conheçam biografias de grandes mulheres (escritoras, médicas, ativistas, professoras, advogadas, esportistas) para que elas conheçam outras possibilidades identitárias para si mesmas.Entre as ações realizadas pelo projeto, a principal é o letramento literário, crítico e racial e o investimento da educação em e para os direitos humanos, para promoção da equidade de gênero e étnico-racial. Criado em 2014, Gina acredita que a transformação vem por meio da educação, mais especificamente da literatura, que é o carro-chefe do projeto e uma arma muito importante.
No letramento, os estudantes estudam a biografia de mulheres em diferentes contextos sociais e históricos, mulheres inspiradoras que atuam no nosso território e a entrevista a mulheres inspiradoras da vida dos estudantes. "A etapa em que meninos e meninas entrevistam uma mulher inspiradora de suas vidas foi a mais impactante, porque todos voltavam da entrevista muito orgulhosos e dizendo que as mães, avós, eram mais inspiradoras do que imaginavam", relembra Gina.
Mas não só os alunos foram impactados pelo Mulheres Inspiradoras: Gina diz que existe uma mulher antes e depois do projeto. "Hoje, eu sou uma mulher muito mais consciente das forças que operam para nos tirar dos espaços de prestígio e muito mais confiante em relação ao meu poder de mudar o mundo. Passei a ficar muito mais atenta aos meus próprios atos, para não reproduzir sexismo".
Desde 2014, o PMI esbanja reconhecimento. Foram mais de 15 prêmios diferentes, dentre eles, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos. Hoje o projeto compõe as políticas públicas educacionais da rede de ensino do DF e está presente em mais de 50 escolas.
Mulheres e professoras como Gina e Rutemara não são exceções. Há projetos espalhados pelo Brasil inteiro e Conectando Saberes está sempre acompanhando essas iniciativas.
Achou esse conteúdo útil?
Confira outras materiais e publicações
Dicas para uma volta às aulas mais acolhedora para professores
Valorização DocenteConfira as dicas compartilhadas pela professora Ana Élen, do núcleo de Brasília (DF)
Saiba maisDO BRASIL PARA O MUNDO: CONHEÇA AS PROFESSORAS DA REDE QUE REPRESENTAM AS ESCOLAS FINALISTAS DO PRÊMIO “MELHORES ESCOLAS
Premiações.
Saiba maisComo falar de violência em sala de aula
Projetos pedagógicosSaiba como a professora Eveline tratou sobre o tema na escola onde trabalha
Saiba maisConheça dois projetos realizados por meio do edital de fomento da Conectando Saberes
Núcleos CSOs núcleos da Rede se inscreveram para receber apoio financeiro na execução de projetos
Saiba maisA história de uma professora escrita por ela mesma
Espaço Rede AutoralJoice Lamb, membra da Rede Conectando, lança livro sobre memórias da sua carreira como educadora
Saiba maisEspaço Rede Autoral Conectando Saberes
Espaço Rede AutoralLeia a crônica escrita pela professora Cristiane Dias, membro da Conectando Saberes no núcleo de Criciúma, em Santa Catarina.
Saiba maisPrecisamos falar sobre saúde mental na escola
Saúde e AutocuidadoApós a pandemia e o isolamento social assunto deve receber mais atenção das escolas
Saiba maisSaúde Vocal: 5 técnicas para cuidar da sua voz
Saúde e AutocuidadoConheça 5 técnicas para cuidar da sua voz
Saiba maisNúcleos se mobilizam para realizar Prêmio Conectando Boas Práticas localmente
CBPMagé (RJ) e Castro (PR) foram algumas da cidades que realizaram o evento
Saiba maisConectando Boas Práticas premia projetos na temática de Participação Familiar
CBPConheça o projeto do professor e diretor Felipe, de Marilândia (ES), um dos vencedores da premiação
Saiba maisConectando Boas Práticas 2021: Fique por dentro dos resultados.
CBPOs resultados serão divulgados a partir do dia 01/03, então fiquem ligados nas redes sociais da Conectando Saberes e no boletim mensal para não perder nada!
Saiba maisConheça os vencedores do Conectando Boas Práticas
CBPSaiba mais sobre os projetos que foram premiados
Saiba maisEnsino Domiciliar em pauta
Educação PúblicaA Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?
Saiba maisDepois de 14 anos, Governo Federal assina aumento do piso salarial para professores
Educação PúblicaPROFESSORA JULIANA REIS (MG) COMENTA A PORTARIA E SEUS IMPACTOS
Saiba maisConectando Saberes e Todos pela Educação promovem debates com professores no centro
Educação PúblicaDesde dezembro de 2021, a Conectando Saberes apoia a Todos pela Educação na realização do Educação Já, uma série de encontros que debatem políticas públicas educacionais com professores, gestores e secretários.
Saiba maisMEC e CAEd monitoram a implementação da BNCC
Educação PúblicaInforme-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio.
Saiba maisO Retorno da Alfabetização necessita de acolhimento
Educação PúblicaCerca de 76% dos alunos precisam de reforço em alfabetização, segundo o DataFolha. Mas o que realmente os estudantes precisam com o retorno às aulas presenciais é o acolhimento e a Professora Joice conta mais sobre isso.
Saiba maisNovo Ensino Médio: quais são os seus desafios?
Educação PúblicaInforme-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio
Saiba maisPROFESSORA CLECIANE SANTOS DISCURSA NO EVENTO “EDUCAÇÃO JÁ”
Valorização DocenteCleciane Santos Alves, de Sergipe, usou o espaço para falar sobre a importância do coletivo quando pensamos em educação
Saiba mais(Não) Valorização do Profissional Docente
Valorização DocenteCONECTANDO SABERES BUSCA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS E PESQUISAS
Saiba maisA importância da união da família e da escola
Participação FamiliarSaiba mais sobre a formação que os membros da CS tiveram em março sobre o tema
Saiba maisNo Brasil, quase 10 mil de escolas não têm acesso à água potável, segundo o MEC
Condições de TrabalhoEntenda como isso afeta a rotina de alunos, professores e gestores escolares.
Saiba maisAntirracismo em sala de aula
Cidadania e EducaçãoConheça o projeto de dois professores da Rede sobre o tema
Saiba maisCriando ambientes acolhedores
Cidadania e EducaçãoConfira com promover criatividade e segurança dentro do ambiente escolar
Saiba maisJá pensou em falar de educação política em sala de aula?
Cidadania e EducaçãoPrazo máximo para tirar o primeiro título de eleitor é até 4/05
Saiba maisA democracia no papel e o papel da democracia na escola
Gestão Democrática no Ambiente EscolarJoice Lamb, membra da Rede Conectando Saberes explora o tema na prática e conta mais aqui:
Saiba maisESCOLAS REPRESENTADAS POR PROFESSORAS DA REDE CONECTANDO SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO "MELHORES ESCOLAS DO MUNDO"
Premiações.
Saiba maisA mobilização das escolas finalistas do "Melhores Escolas do Mundo"
Premiações.
Saiba mais